domingo, 11 de agosto de 2013

Capim limão

Pudim de capim limão



Ingredientes:
3 ovos
1 lata de leite condensado
Mesma medida de leite
4 colheres de sopa de açucar
5 Folhas de capim limão

Modo de preparo:
 Ferver o leite com as folhas de capim  limão, coar e reservar. Colocar os ovos, o leite condensado, o leite (já resfriado),  por aproximadamente 3 min. Fazer um calda com o açucar e despejar em uma forma apropriada para pudim. Jogar o pudim sobre a calda e leva ao forno pr aproximadamente 40 min, ou até ficar dourado. Deixe resfriar, coloque na geladeira e desenforme na hora de servir.

É uma ótima receita, bem brasileira, fácil de fazer e barata.

Suco de capim-limão


Ingredientes:
3/4 de xícara de capim limão
Sumo de 1 limão
500 ml de água

Modo de preparo:
Lave as folhas e pique com auxílio de uma tesoura, coloque no liquidificador e bata bem. Coe e misture com o suco de limão e sirva bem gelado.

É uma DELÍCIA, sabor surpreendente e refrescante.

Enjoy
________________________________________________________________________

Oie gente, me chamo Jenifer Garcia, 
sou estudante de Nutrição da 
Universidade Federal do Estado 
do Rio de Janeiro (UNIRIO) e 
estarei aqui algumas vezes para 
dar dicas e um enfoque nutricional 
de algumas receitas deliciosas
 que o Gabriel faz.
Chás

Gabriel: Sobre o chás, eles emagrecem? 

Jenifer: Com a realidade do mundo de hoje, e com culto ao corpo perfeito, as pessoas tem procurado várias formar de alcançar esse objetivo, uma delas é o consumo de chás com a promessa de serem potentes emagrecedores.

                Tais alimentos possuem essa fama por conta de suas propriedades termogênicas. Os alimentos termogênicos são capazes de acelerar o metabolismo, já que sua ingestão constante permite que o organismo trabalhe em um ritmo mais acelerado, gastando mais energia do que o habitual. Existem diversos mecanismos pelos quais os termogênicos podem auxiliar na perda de peso. Alguns deles atuam no Sistema Nervoso Central, estimulando o estado de alerta e concentração, retardando a fadiga muscular e aumentando a disposição para os exercícios físicos. Outros atuam diretamente nos adipócitos, as células que armazenam gordura, potencializando a quebra das gorduras durante o exercício.

No entanto, não devem ser encarados como milagrosos. A simples inclusão na dieta não garante a perda de peso, eles podem atuar como adjuvantes num tratamento de perda de peso, mas desde que associados a um programa de reeducação alimentar e atividade física.

Porém, nem todos os chás possuem essa ação termogênica, apresentando outras propriedades que também são benefícios ao nosso organismo como é o caso do capim limão.


 Gabriel: E o capim limão, em qual categoria se enquadra? pra que é indicado?

 Jenifer: O capim-limão, nome científico cymbopogon citratus, é um planta que possui propriedades fitoterápicas. Possui ação calmante, diurética, espasmódica suave (cólicas menstruais), antibacteriana, analgésica, limpeza de cabelos e de peles oleosas. O óleo essencial extraído de suas folhas pode ser empregado em óleos de massagens e spray aromático para ambiente, sempre com o objetivo de acalmar. Sua produção industrial é utilizada na produção de aromatizantes e na síntese de vitamina A. Porém há algumas contra indicações como dor abdominal desconhecida e gastrite.

Espero que tenham gostado.
 Até a próxima,


Jenifer Garcia, Acadêmica de Nutrição.

2 comentários: